Páginas

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Lançamento do Nintendo 3DS será marcado por poucos jogos



O console portátil Nintendo 3DS será lançado amanhã (26/2) no Japão. Existe uma grande expectativa em torno do equipamento, uma vez que ele permitirá visualizar imagens em 3D, sem o uso dos incômodos óculos especiais. No entanto, o número de jogos específicos para a plataforma ainda é muito restrito.

No primeiro momento, o Nintendo 3DS terá apenas oito títulos de jogos compatíveis. O que demonstra que os desenvolvedores enfrentam dificuldades de criar games em três dimensões. "Tem que se empregar mais esforço para adptar os jogos e os jogadores à questão espacial e sensorial envolvida no 3D", explica o brasileiro José Carlos Candido, desenvolvedor independente de jogos.

Candido considera também que o recurso tridimensional só fará sentido dentro de um contexto específico. Para ele, a experiência em 3D precisa ser enriquecedora para o jogador. "Por outro lado, se não acrescentar muito ao jogo, não vejo porquê utilizá-lo", completa.

O game designer Shigeru Miyamoto, famoso pela criação de Mario e Donkey Kong, já confirmou que os desenvolvedores terão a opção de criar um jogo em 2D para o 3DS. No entanto, isso faria com que o novo console da Nintendo perdesse seu principal apelo de mercado. "É o 3D que atrai as pessoas para o Nintendo 3DS, então, os jogos comuns serão menos procurados", aponta o desenvolvedor brasileiro.

O console, previsto para chegar ao mercado brasileiro em março, traz uma proposta ousada e promete colocar o 3D na lista de tendências na área de games. As expectativas são de que o 3DS repita o exemplo do touchscreen utilizado no Nintendo DS, que acabou virando um recurso usado em várias plataformas.

Leia também: Nintendo 3DS é prejudicial à saúde?

Nenhum comentário:

Postar um comentário